Tratamentos do Diabetes

Diabetes é uma doença ocasionada pela produção insuficiente de insulina, hormônio responsável por regular a glicose no sangue e que garante energia ao organismo. Níveis inadequados de insulina podem provocar o aumento da glicemia, complicações nas artérias, coração, olhos, rins e nervos. Em situações mais graves, o diabetes pode levar o paciente à morte.

Tipos de diabetes

  • Diabetes tipo 1: Pode se iniciar na infância, adolescência e também em adultos jovens, tem causa autoimune, sem relação direta com a genética ou com o peso. Manifesta-se pela produção insuficiente de insulina, que dificulta a metabolização do açúcar do organismo. Nesse tipo de diabetes, o uso de insulina é mandatório.
  • Diabetes tipo 2: Está relacionada ao sedentarismo, sobrepeso, hipertensão, triglicerídeos elevados e hábitos alimentares pouco saudáveis. Ocorre quando o organismo não aproveita adequadamente a insulina produzida. Tem relação genética e está mais relacionado ao excesso de peso e ao estilo de vida.
  • Pré-diabetes: Sinal de alerta que o corpo dá, quando o nível de glicose está mais elevado que o normal na corrente sanguínea, mas não o suficiente para ser considerado diabetes. É uma etapa que pode ser revertida, diminuindo o risco da evolução da doença e outras complicações de saúde.
  • Diabetes gestacional: Ocorre de forma temporária durante a gravidez.

Tratamento para o diabetes

Para pacientes com diabetes, a meta principal é controlar os níveis de glicose no sangue. Essa medida é fundamental para reduzir o risco de complicações oriundas da doença, garantindo uma melhor qualidade de vida. Mudanças nos hábitos alimentares e prática regular de exercícios físicos são fatores determinantes para o controle da doença. 

O tratamento consiste na orientação de atividades físicas, dieta, equilíbrio hormonal e consumo adequado de nutriente e vitaminas, além dos medicamentos e insulina. 

Bem-estar é a chave para uma vida mais saudável e feliz.