Avaliações de Bioimpedanciometria

A bioimpedância é um exame que mede a composição corporal, identificando, de forma acurada, o percentual de gordura, músculos, massa magra, água no corpo e taxa do metabolismo base. É um exame preciso, pois utiliza oito pontos de eletrodos e duas correntes de bioimpedância, sendo uma carga elétrica baixa e indolor, que percorre os tecidos corporais. Essa corrente se movimenta livremente pelos líquidos presentes nos músculos, mas com bastante resistência pelo tecido adiposo.

A partir desse “passeio pelo corpo”, é possível calcular alguns componentes corporais, como:

  • Peso corporal;
  • IMC (índice de massa corporal);
  • Porcentagem de gordura corporal;
  • Quantidade de massa magra;
  • Quantidade de água pelo corpo;
  • TMB (taxa metabólica basal), calorias gastas diariamente em repouso;
  • Relação das medidas de cintura-quadril;
  • Impedância de cada segmento corporal.

Importância das avaliações de bioimpedância

O exame de bioimpedância é muito utilizado em academias, para avaliar os resultados do plano de treino. Também, é comum em consultas com nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas, para auxiliar os planos alimentares.

Entretanto, a importância da bioimpedância vai além do foco nas dietas de emagrecimento. A precisão do exame e os elementos corporais que ele identifica são fundamentais para direcionar, não somente a alimentação e os exercícios, como também para sinalizar questões de saúde. A quantidade de água no corpo, medida pelo exame, por exemplo, pode indicar uma necessidade de maior hidratação, problema que pode interferir em outros problemas de saúde e estética.

Os detalhes revelados pela bioimpedância fazem muita diferença, pois nem sempre eles são facilmente identificados sem uma investigação adequada. E, quando não são descobertos, não podem ser tratados, impedindo que o paciente tenha uma boa qualidade de vida.

Vale destacar que o que importa não é o peso da balança, mas sim a composição corporal e o percentual de gordura, que são os melhores “termômetros” estéticos e da saúde.

Portanto, para ter uma visão mais realista e precisa de como está a saúde do paciente, precisamos avaliar ele por completo. Inclusive, fazendo a análise de sua composição corporal, através do exame de bioimpedância. É o cuidado com o todo que faz a diferença. Marque sua avaliação e priorize o cuidado completo com a sua saúde!