Otimizando a saúde e o Bem-Estar

A medicina integrativa é uma abordagem médica que cuida o paciente como um todo, levando em consideração o corpo, mente e espírito. Na prática, isso quer dizer que, médicos que adotam essa linha, realizam o tratamento para além de uma queixa pontual do paciente. Existe a preocupação em olhar o indivíduo por completo, ouvindo tanto as suas dores quanto questões relacionadas ao estilo de vida, alimentação, qualidade do sono, nível de estresse, estado emocional e outros fatores que influenciam diretamente na saúde.

A partir dessa visão ampla e do entendimento de que diversos fatores estão ligados ao aparecimento de uma enfermidade, a abordagem integrativa propõe uma cura abrangente, com resultados mais eficazes.

Outro benefício, é o despertar da autocura, ou seja, a percepção do paciente de que ele é responsável pela sua própria qualidade de vida. O desenvolvimento dessa consciência surge com o entendimento de que as escolhas de vida e os hábitos cotidianos estão diretamente relacionados com as patologias e desconfortos clínicos. Corrigindo tais hábitos inadequados é possível melhorar ou eliminar muitos problemas de saúde.

Desta forma, o paciente deixa de ser passivo no tratamento e passa a atuar ativamente em prol da própria saúde. Ele é levado a agir com mais determinação e disciplina em busca a melhoria na qualidade de vida e na longevidade mais serena.

O principal objetivo da medicina integrativa, além da melhoria física, é proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente, ainda que a enfermidade necessite de um tratamento mais complexo. Isso porque quando o tratamento possui um processo mais integrado, a promoção da saúde passa a ser uma construção contínua, com foco na longevidade saudável.

Nosso organismo é um sistema com engrenagens, todas elas precisam estar bem alinhadas para funcionar adequadamente. Portanto, o cuidado com o todo faz muita diferença. Marque a sua avaliação e inicie o cuidado completo com a sua saúde!